Conhecimentos acerca da alimentação saudável e consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias

Esse artigo mostra uma relação importante entre nutrição e exercício, pois uma alimentação balanceada e nutritiva melhora o rendimento do organismo, o desempenho físico, promove o reparo e construção de tecidos corporais, além de potencializar o efeito dos treinos, sendo o objetivo de analisar os conhecimentos acerca da alimentação saudável e uso de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias de ginástica da cidade de Montes Claros-MG. Participaram da pesquisa 95 indivíduos, de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 40 anos. Os participantes responderam a um questionário adaptado de Zamin e Schimanoski (2010), contendo 20 perguntas, sendo13 objetivas e 7 discursivas relacionadas à identificação, conhecimentos sobre alimentação saudável, fontes alimentares de nutrientes e uso de suplementos nutricionais. Quanto à autoavaliação do nível de conhecimentos acerca da alimentação saudável, mais da metade respondeu ter conhecimento “suficiente” (48,4%) ou “muito bom” (33,7%), entretanto, 63% dos indivíduos responderam erroneamente que a proteína é o macronutriente que se deve ter o maior consumo diário. Os alimentos proteicos são o tipo de suplemento mais consumido entre os praticantes de atividade física (81,25%), seguido dos repositores energéticos (53,2%) e aminoácidos de cadeia ramificada (34,37%). Com isso, se faz necessária a educação nutricional para este público por meio do profissional habilitado, e ainda a conscientização dos profissionais de educação física quanto à prescrição/indicação de suplementos alimentares, tendo em vista que esta é uma atividade privativa do nutricionista e deve ser feita respeitando o consumo e gasto energético de cada pessoa.

Barros AJS, Pinheiro MTC, Rodrigues VD. Conhecimentos acerca da alimentação saudável e consumo de suplementos alimentares por praticantes de atividade física em academias. Rev Brasil de Nutrição Esportiva, São Paulo. 2017; 11 (63): 301-311.

Baixar PDF 

Posts Relacionados

Cirurgia bariátrica