Estado nutricional, uso de suplementos alimentares e insatisfação corporal em praticantes de exercício físico

Artigo de Julho de 2021, publicado pela Revista Brasileira de Nutrição Esportiva coloca em pauta a insatisfação corporal, o uso de suplementos alimentares associado ao estado nutricional de praticantes de exercício físico de uma academia, por estudo transversal com 94 praticantes de atividade física, de ambos os sexos, com faixa etária de 18 a 60 anos. A fim de avaliar os praticantes do estudo foram utilizados três
questionários estruturados autoaplicáveis com questões objetivas e discursivas, sendo: dados sociodemográficos, Insatisfação corporal e uso de suplementos alimentares. Peso, estatura e dobras cutâneas foram aferidos para calcular o IMC e a porcentagem de gordura corporal. Como resultado, foi obtido a informação de que 57,4% dos indivíduos apresentavam eutrofia e 41,5% excesso de peso/obesidade; e apenas 17% com percentual de gordura na média. A presença da insatisfação da imagem corporal foi associada a praticantes classificados com sobrepeso/obesidade. Em relação a suplementação a maior parte (84%) referiu a utilizar hiperproteicos, sendo mais da metade destes sem orientação nutricional. Como conclusão, a grande parte dos participantes apresentam insatisfação corporal, associadas ao estado nutricional de sobrepeso/obesidade. Além disso, podemos verificar que o uso de suplementos sem orientação profissional se faz presente em grande parte, podendo resultar em graves prejuízos a saúde.

Marco MS , Périco E, Vogel P, Bertani JPB. Estado nutricional, uso de suplementos alimentares e insatisfação corporal em praticantes de exercício físico. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. 2021; 15(90): 61-69.

Baixar PDF 

Posts Relacionados

Cirurgia bariátrica