Mídia x comportamento alimentar na adolescência
Mídia x comportamento alimentar na adolescência
A época em que vivemos, é marcada pela globalização e pela tecnologia que reduziram barreiras entre povos, países e costumes. Onde pessoas comunicam-se sem sair do lugar que estão. Compreender sobre a sociedade contemporânea, no qual é composta pela fluidez das mudanças e evoluções, pode-se considerar os adolescentes como um grupo etário em transição, vivendo sob a revolução tecnológica e os efeitos da mídia. Tais mudanças afetaram, principalmente, o padrão de alimentação das crianças, jovens e adolescentes das gerações atuais, pois elas nasceram em uma sociedade industrializada e globalizada, sendo mais suscetíveis, a imposição de padrões estético, por exemplo.
A magreza tem sido propagada a anos como um padrão de beleza a ser seguido, demonstrando a ênfase da sociedade atual no ideal de magreza, nas inúmeras propagandas midiáticas sobre infinitas dietas e regimes a serem seguidos, além de produtos dietéticos, todos a fim de propagar a ideia de que o corpo magro e a beleza física dentro dos padrões proporcionam autocontrole, poder e a beleza de se estar na sua melhor forma.
A mídia desempenha um papel determinante, criando e difundindo comportamentos e ideias, portanto, tendo grande influência sobre a sociedade. Pela sua grande presença no cotidiano da vida contemporânea, sua relação, no que se diz a respeito dos adolescentes, é um dado importante para a compreensão sobre o comportamento alimentar dessa geração.
Ao entrar na adolescência, as escolhas alimentares, assim como gostos e preferências, se tornam mais autônomas e independentes. Porém, essa autonomia está associada a um aumento de padrões alimentares inadequados. O aumento do acesso a internet e meios de mídia, principalmente, na adolescência tem sido associada ao ganho de peso e à menos aptidão física na fase adulta, insatisfação corporal, dificuldade em controlar o peso e comportamento de risco para desenvolvimento de transtornos alimentares.
Como consequência da obsessão da mídia em exibir corpos atraentes e que se encaixam nos padrões impostos pela sociedade como perfeitos, pessoas vão atras de uma aparência física idealizada, condicionando suas atitudes, valores e comportamentos relacionados ao tamanho do corpo e do peso. Resultando no desejo de alterar suas proporções corpóreas muitas vezes levando esses indivíduos a manipulações dietéticas que podem ter consequências negativas à saúde.
Ao fato de que a adolescência é um período composto por transições, fragilidades, vulnerabilidades e inseguranças, é visto que a mídia produz sentimento de insatisfação corporal nos adolescentes a partir do momento em que divulga e propaga um determinado modelo de “corpo ideal”. Isso porque as suas escolhas alimentares, influenciadas pelos padrões estéticos estabelecidos pela mídia, não possibilitam que esse modelo de corpo seja alcançado.
Camila P de Toledo
Estudante do curso de nutrição (8o semestre)
Centro Universitário São Camilo
Viviane G. Nascimento
PhD Materno-Infantil
CRN3 6737