Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs)
As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminadas, sendo mais de 250 tipos, no qual a maior parte se dá por infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Para a ocorrência de um surto de DTA é necessário que dois ou mais indivíduos tenham apresentado sintomas semelhantes ou alguma doença após a ingestão de algum alimento ou água no local ou de mesma origem de fabricação.
A doenças transmitidas por alimentos apresentam diversos fatores que colaboram para a ocorrência dessas doenças, entre eles estão: práticas inadequadas de higiene pessoal, consumo de alimentos contaminados, grupos populacionais vulneráveis ou mais expostos, além de condição de saneamento e qualidade da água, para consumo, impróprios. O órgão responsável pelo monitoramento de surtos dessas doenças no Brasil é o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Alimentos (VE-DTA), com objetivo de redução da incidência de casos de DTAs, criando medidas de controle e prevenção, com o proposito do avanço da qualidade de vida da população.
As DTAs causadas por bactérias são principalmente causadas pela Salmonella, Escherichia coli e Staphylococcus. Já os surtos causados por vírus são causados pelo Rotavírus e Norovírus, sendo esses com menor incidência. Os sintomas e sinais dependem do tipo de infecção, porém, muito dos microorganismos produzem sintomas iguais, como: vômitos, dores abdominais, febre, diarreia, dor de cabeça, olhos inchados e alteração na visão.
O diagnóstico é feito conforme cada caso, segundo os sintomas dos pacientes e por exames laboratoriais específicos. Como a maioria dos surtos são causados por bactérias, é indicado a realização da cultura das fezes e dos possíveis alimentos causadores.
A prevenção baseia-se no consumo de água e alimentos que estão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela legislação, boa higiene pessoal e alimentar e condições de saneamento adequadas.
Camila P de Toledo
Estudante do curso de nutrição (8o semestre)
Centro Universitário São Camilo
Viviane G. Nascimento
PhD Materno-Infantil
CRN3 6737