Probióticos na microbiota intestinal

Probióticos na microbiota intestinal

O intestino é formado principalmente por três componentes que estão em contato permanente e se relacionam entre si, que são as células intestinais, os nutrientes e a microbiota intestinal, que é um conjunto de microrganismos comensais que evoluíram harmonicamente com seu hospedeiro, melhorando a sua saúde. A composição da microbiota intestinal está envolvida em vários processos fisiológicos, além de funções metabólicas do organismo, tais como a produção de vitaminas e outros substratos. A estabilidade da microbiota intestinal normal é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico e para diversas funções metabólicas do organismo.

Os probióticos são microrganismos vivos, quando, administrados em quantidade adequadas, produzem benefícios a saúde, promovendo o balanço da microbiota intestinal. Os probióticos são resistentes a acidez gástrica e à ação dos sais biliares e tem capacidade de aderir em alguns receptores presentes epitélio intestinal, não conseguindo ser eliminado pelos movimentos peristálticos impedindo que as bactérias patogênicas desempenham a sua função. Os probióticos também melhoram a absorção de determinados nutrientes, utilizam melhor a lactose aliviando também os sintomas de intolerância, tem ação na diminuição dos níveis de colesterolemia e apresentam efeito anticarcinogênico.

A inclusão de alimentos probióticos na alimentação humana tende a estimular o crescimento de determinados microrganismos benéficos para o hospedeiro. Nos últimos anos, houve aumento do interesse pelos benefícios terapêuticos dos probióticos. Os probióticos são encontrados, principalmente, em produtos derivados do leite, que podem ser adicionados separados ou em conjunto com outras bactérias lácticas, durante ou após a fermentação, ou ao produto fresco antes de sua comercialização.

 

 

Andressa de Carvalho Dantas
Estudante do curso de nutrição (8o semestre)
Centro Universitário São Camilo

Viviane G. Nascimento
PhD Materno-Infantil
CRN3 6737

 

 

Stürmer ES, Casasola S, et al. A importância dos probióticos na microbiota intestinal humana. Rev Bras Nutr Clin 2012; 27 (4): 264-72.