Rotulagem de alimentos
Rotulagem de alimentos
Desde o ano de 2001, o rótulo apresentando informações nutricionais é obrigatório em todo e qualquer produto regulado pela Anvisa, órgão responsável pelas normas de Rotulagem de Alimentos Industrializados. Nas embalagens dos produtos encontrados nos mercados, os rótulos apresentam dados baseados na quantidade saudável a ser consumida; ao quanto a porção daquele alimento está associada ao total de nutrientes diários; calorias; a quantidade de vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras, fibras e sódio. Além de explicar os ingredientes que são usados no preparo dos produtos e especificar se contém ingredientes alergênicos como glúten, lactose ou soja, por exemplo
Saber ler o rótulo dos alimentos facilita as decisões na hora de escolher um produto, porque permite comparar a quantidade e qualidade dos nutrientes para saber se um produto é saudável ou não, ajudando a manter um hábito alimentar saudável.
Para uma boa comparação dos produtos, de acordo com a sua rotulagem, avalie principalmente a lista de ingredientes. No qual os ingredientes que estão em primeiro, são os que estão em maior quantidade naquele produto. Opte sempre por alimentos que, ao ler a lista de ingredientes, você compreenda o que são todos aqueles produtos listados. Alimentos com menor número de ingredientes listados e que sejam de conhecimento de todos o que são aqueles componentes, é a melhor e a mais saudável opção a ser escolhida na hora da compra.
Camila P de Toledo
Estudante do curso de nutrição (8o semestre)
Centro Universitário São Camilo
Viviane G. Nascimento
PhD Materno-Infantil
CRN3 6737